PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

COMO DEVO CRIAR UM TEMA PARA PROJETO DE PESQUISA?

    Em primeiro lugar é importante destacar que o objetivo de qualquer pesquisa deve ser a verificação, de forma científica, de uma hipótese. A hipótese é gerada através do questionamento de "paradigmas" até então relatados. O pesquisador deve ter a capacidade de ser curioso, ou seja, ser instigado a buscar respostas verídicas de forma a sair do senso comum.
        Em pesquisas se deve ter o olhar arbitrário, nunca se deve induzir os resultados, pois isso desvia do caminho da ciência e obviamente invalida os dados. Assim, a hipótese se torna útil.
        Existe várias formas de fazer pesquisas, como a de campo onde o pesquisador utiliza métodos como questionários, testes psicológicos quando psicólogos, entre outros materiais, como entrevistas, por exemplo. 
        Para se criar um tema de pesquisa, é necessário ter em vista algumas considerações, como por exemplo, se realmente é viável a realização. 
        Não adianta querer pesquisar sobre doença rara na Coréia do Sul, se não se tem contato com o País, caso seja de grande motivação o tema, é possível apenas se fazer uma pesquisa de Levantamento Bibliográfico, visto que, não é utilizado nenhum sujeito no estudo, seja humano ou animal, mas dados de outras pesquisa já realizadas.
        Outro exemplo: "Paulo" quer fazer uma pesquisa sobre o nível de ansiedade em astronautas. Um tema muito interessante para Paulo, que começa a desenvolvê-lo. Se Paulo não tiver contato com esses astronautas como vai coletar os dados? Isso tudo pode ser problema no método da pesquisa, onde Paulo descreverá as etapas da coleta de dados e como vai coletá-los. 
        Alguns temas devem ter cuidado especial. Não é porque a pesquisa ficará interessante que os cuidados não devem ser tomados. 
        Por exemplo: pesquisar sobre os fatores emocionais de familiares cujos entes se suicidaram, poderá desencadear desorganização psicológica no sujeito pesquisado, e caso o estudante não seja psicólogo, estará "em maus lençois". 
        Temas mais próximos da realidade do pesquisador são mais adequados, pois permitem que sejam realizados. Quando os temas são relacionados a públicos específicos, deve-se ter em vista que será necessária prévia autorização, se os voluntários forem estudantes, certamente deverá ter autorização da diretoria da escola e dos pais, caso menores de idade, por exemplo.
        Outra coisa de vital importância é ter tudo documentado, todas as autorizações, tanto do comitê de ética, a qual sua pesquisa faz parte, a autorização da diretoria, como no caso acima, devem estar anexadas a sua pesquisa, pra sua segurança legal.
        Para elaborar um tema, pense nas realidades atuais de sua profissão e como ela vai contribuir. Você caminhará durante um bom período com a temática, então pense em um tema atrativo pra você. 
        Certamente existem pessoas próximas de você as quais você gostaria de fazer a pesquisa com elas. 
        Se você quer crescer profissionalmente, é melhor aderir ao que realmente você quer pesquisar, ao invés de desenvolver uma temática com "seu amiguinho". Desapega disso, vocês podem fazer outros trabalhos juntos, em pesquisa é mais adequado se pesquisar um tema a qual se deseja aprofundar.
        Temas que o pesquisador não tem interesse, irá gerar desmotivação a respeito. Por isso, tenha paixão pelo que se quer pesquisar.
        Muitas delas partem de uma pesquisa inicial, utilize fontes científicas de busca, como Scielo, Pepsic, Bireme, Lilacs, BVS-Psicologia, base de dados de universidades, etc. E JAMAIS, esqueça de anotar de onde está tirando os dados. Copiar e colar dados de pesquisa é CRIME DE PLÁGIO, atenção a isso, sempre coloque nas referências as fontes buscadas, e que não sejam o google, rsrsrs.
        Resumindo: Para criar um projeto de pesquisa, pense em um assunto que você gosta; depois verifique a possibilidade de pesquisar sobre este tema; leia o que já existe de publicações sobre o tema escolhido e pesquisas relacionadas; e converse com seu coordenador de curso, sobre algum orientador que seria adequado ao seu tema; toda Universidade tem Manual de Pesquisa, é importante ler para a verificação das normas internas da Instituição atrelada a sua pesquisa.
        Levante-se e boas pesquisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG