PESQUISAR NO BLOG

quinta-feira, 15 de março de 2018

DESCUBRA QUEM É O AUTOR DA TEORIA DO "BIG BANG"!


        No início da Primeira Guerra Mundial, um jovem belga especialmente dotado para as ciências, interrompeu seus estudos na Universidade de Lovaina para alistar-se no exército de seu país. Seu nome era Georges Lemaître. Condecorado com a Croix de Guerre, não quis, porém, seguir a carreira das armas. Abraçou o estado clerical, retomando também seus estudos de matemáticas e ciências físicas.
        Alguns anos depois de ter sido ordenado sacerdote, em 1923, o Pe. Lemaître dava a conhecer sua teoria do universo. 

        Baseando-se em cálculos de Albert Einstein, chegara à conclusão de que o universo nascera da expansão ordenadíssima de um átomo primordial. Esta tese foi corroborada em 1929, pelo astrônomo norte-americano Edwin Hubble, a partir de observações feitas no telescópio do Monte Wilson.
        Os cálculos de ambos os cientistas despertaram controvérsia, pois deitavam por terra a teoria do universo estacionário, até então predominante. 

             A teoria de um universo em expansão reportava forçosamente á ideia de um início e de um Iniciador. 
        Foi nesse contexto que, durante um programa de rádio da BBC, o cientista britânico Fred Hoyle apelidou ironicamente a teoria de Lemaître de Big Bang- grande explosão-, dando assim origem ao nome com o qual a conhecemos. 
        O padre Georges Lemaître ocupou diversos cargos na Academia Pontifícia das Ciências e foi assessor pessoal de Pio XII. Destacou-se também por manter firme postura de cientista cristão. Faleceu em Lovaina, a 20 de junho de 1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG