PESQUISAR NO BLOG

quinta-feira, 15 de março de 2018

QUAL A ORIGEM DA PALAVRA "BACHAREL"?


            Na antiguidade, o vencedor de uma competição desportiva recebia uma coroa de louro- Laurus nobilis-, planta que, por seu contínuo verdor, era assimilada à glória que não murcha. Posteriormente, ela tornou-se o prêmio de generais vitoriosos. 
               À Glória Militar se associou a intelectual, de maneira que os vencedores de concursos de poesia também recebiam a ansiada coroa vegetal como sinal de vitória.
                                Daí a expressão "poeta laureado".
           Com a queda do Império Romano, os ramos do loureiro perderam seu caráter de prêmio militar, mas foi conservado esse significado no campo acadêmico. 
                 A universidade, instituição de origem eclesiástica, a adotou de maneira que o graduando recebia uma coroa de louro- Laurus- com folhas e bagas- Baccae-, passando a ser denominado bacca laureatus- bacharel. 
         Essa coroa de ramos novos, ainda com frutos, representava a glória de haver completado um primeiro grau de formação que o tornava apto para mais altos estudos. O professor que a impunha, entretanto, portava uma coroa de louro sem bagas, símbolo de glória escolástica já desenvolvida- Laureatus.

          A distinção entre bacharel, mestre (licenciado) e doutor se encontra na Bula Parens scientiarium, do Papa Gregório IX (1231).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG