PESQUISAR NO BLOG

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Rússia e Seus Costumes Culturais



É com grande satisfação que faço esta postagem em homenagem aos meus amigos da Rússia que é o país que depois do Brasil tem o número maior de acessos no blog, muito obrigado mesmo pelo carinho de vocês de fora do Brasil, nas postagens posteriores estarei contanto um pouco sobre os países que acessam o blog incluindo o Brasil com seus estados, segue a postagem de homenagem a Rússia:

A Rússia não é um país tão diferente quanto à maioria dos países ocidentais, na verdade, em muitos aspectos é um país muito parecido com o nosso Brasil. Mas mesmo que existam algumas similaridades você deve conhecer as principais diferenças para que não cometa nenhuma gafe quando estiver na Rússia.

Para tanto, além de saber um pouco sobre os costumes dos russos você também deve conhecer um pouco sobre as suas superstições porque o povo russo é muito, mas MUITO supersticioso. É algo realmente incrível de ser ver. Não é apenas um pequeno grupo que acredita em superstições, mas a maioria esmagadora da população, tanto homens quanto mulheres. Superstições estão tão enraizadas na cultura do povo russo que fica inevitável se deparar com elas (ou várias delas) durante a sua viagem.

 
Segue abaixo a lista dos Costumes e Superstições mais importantes na Rússia.

Costumes

Se você for convidado para jantar na casa de alguém leve uma garrafa de vinho, um bolo ou flores.  Um visitante sem presentes é uma falta de respeito. Se você puder trazer um presente do seu país será melhor ainda; Se na casa tiver crianças é muito bom levar também algum doce ou brinquedinho. Mesmo se não puder trazer nada para os adultos para as crianças é obrigatório.
 Ceder o acento aos idosos e mães com crianças de colo nos transportes públicos é uma regra comum de educação com que nem sempre é praticada aqui no Brasil.

No mundo europeu e americano geralmente pessoa sem sorriso no rosto passa uma certa sensação de desconforto e desconfiança. Porém na Rússia o homem de verdade precisa ser sério. Hoje na Rússia funcionam diversas empresas estrangeiras, e seus donos devem levar em conta que o diretor que sempre está sorrindo pode causar desconfiança e desprezo entre funcionários russos como uma pessoa inexperiente. O sorriso, por um lado, atrai o povo russo, mas, por outro – dá impressão de infantilidade e inocência. Mas isso não significa que o russo está bravo e não sabe sorrir, ou que lhe falte senso de humor. A Rússia é rica em variados tons de humor, como ironia, risos e sarcasmo.
Na Rússia, as pessoas têm comportamento diferente quando estão entre pessoas estranhas do que quando estão com familiares e amigos.

Sempre que você entra na casa de alguém você deve tirar sapato, o dono da casa pode te oferecer um chinelo, mas mesmo se ele não tiver você não deve entrar de sapato. Os homens também precisam tirar chapéu ou boné.

É considerado rude se você deixar algo no seu prato quando estiver comendo na casa de alguém e isso vai ofender o seu anfitrião. Você não é obrigado a beber nada alcoólico se não quiser, os seus anfitriões não vão ficar ofendidos com isso, mas com certeza eles ficarão muito satisfeitos se você tomar pelo menos um gole;

Os homens dão flores para mulheres no aniversário e no Dia Internacional das Mulheres (dia 8 de março). Precisa saber que na Rússia sempre se dão flores no número ímpar porque no número par é usado somente em funerais ou cemitérios. Nas floriculturas as vendedoras já sabem disso, mas é sempre bom se prevenir;
Nunca se deve dividir a conta de um restaurante ou de outro lugar com uma mulher mesma que ela seja somente sua amiga, e deixá-la pagar é praticamente um crime.

O feminismo ainda não chegou na Rússia, por isso ainda se espera que homem pague toda a conta no restaurante. Não é apropriado dividir os gastos ou pior, deixar a conta para a mulher pagar;

Quando for cumprimentar alguém retire as suas luvas antes, é falta de educação apertar as mãos usando luvas; Antigamente está regra existia somente para os homens porque a luva feminina fazia parte dos trajes das mulheres. Na época soviética surgiu a seguinte frase “Eu não sou uma mulher, eu sou uma camarada” assim as mulheres para não se diferenciar com homens começaram seguir os costumes masculinos. Hoje em dia a mulher pode não tirar as luvas se quiser.



Não coloque o dedo polegar entre os dedos indicador e anelar (fazer o sinal de figa). Esse gesto é considerado rude na Rússia, algo como o “dar uma banana”  no Brasil.

Na Rússia os homens assobiam apenas para prostitutas. Assoviar para as mulheres, em tom de galanteio está excluído do cotidiano russo. Isto é muito mal visto na Rússia, onde, inclusive, há um ditado popular que diz que “só os cachorros respondem a assovios”. Gostaria de acrescentar que por mesmo motivo não se deve usar “psiu” e outros sons que os brasileiros estão acostumados de usar.
 Ao visitar uma Igreja Ortodoxa Russa, os homens devem tirar o chapéu e as mulheres devem cobrir a cabeça (com um chapéu, véu ou qualquer outra coisa). Evite também ficar com os braços cruzados ou com as mãos no bolso.

                             
                  Catedral de São Basílio está localizada na Praça Vermelha – Moscou
Superstições:

Não aperte as mãos ou se beije na soleira da porta – os russos acreditam que isso traz má sorte;

Não recolha migalhas de pão com a mão – os russos acreditam que com isso você vai ficar sem dinheiro por muito tempo;

Assobiar dentre de caso pode ser uma catástrofe – os russos acreditam que você também pode perder dinheiro com isso, se você ouvir a voz de alguém conhecido, mas não reconhecer imediatamente, isso quer dizer que você ficará rico;

Não acenda um cigarro na chama da vela – isso também traz má sorte;
Se um gato preto cruzar a sua frente ou você quebrar um espelho isso é um mau sinal, mas na Rússia eles levam isso muito mais a sério;

Quando tiver que voltar a algum lugar porque esqueceu alguma coisa lá você tem que se olhar no espelho por um instante para evitar má sorte;

Se você vai viajar deve se sentar silenciosamente ao lado das suas malas por alguns instantes para que você tenha uma boa viagem;

Se os russos acham que algo de ruim vai acontecer eles batem na madeira três vezes ou cospem por cima do ombro direito;

Mulheres não devem se sentar na cabeceira da mesa senão elas nunca irão se casar.

2 comentários:

  1. Gostei muito, estou esperando uma amiga da Rússia e este blog me esclareceu muitos detalhes.


    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, estou esperando uma amiga da Rússia e este blog me esclareceu muitos detalhes.


    Muito Obrigado

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG