PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

11 dicas da Análise do Comportamento para te ajudar a passar em Concurso Público

       

        Observa-se que, cada dia mais pessoas tem interesse em dar um upgrade no salário. No setor privado, a média salarial é bem inferior a do setor público. Com efeito, quem tem interesse em trabalhar no setor público, precisa prestar concurso que, nos últimos anos demonstrou-se uma maior disputa não apenas referente ao salário, mas também a almejada estabilidade, fator reforçado com a atual crise financeira no país.
        E oque a Análise do Comportamento tem a ver com isso?
Muito a ver, a análise do Comportamento é uma abordagem na psicologia que tem um dos objetivos, buscar entender a funcionalidade dos comportamentos, de forma que se possa prever e controlar. Com isso na percepção, destaca-se as inumeráveis técnicas da abordagem que podem contribuir a quem vai prestar concurso público.
 
        Confira aqui, 11 procedimentos, que você pode adotar, de forma que tenha a resposta da aprovação.
  • O primeiro procedimento está no topo do blog, "Tudo na Vida é Treino", ou seja, saiba que concurso não se faz para passar, mas até passar. E isso refere-se especificamente a um treino específico e constante. Lembre-se, o Pelé, para ser o "rei do futebol" teve que primeiro aprender a jogar bola, as regras do futebol, ter um bom condicionamento físico, etc. Ou seja, treinou constantemente.
 
E como é o treino para concurso? A resposta é estudar, mas saber estudar.
 
  • A maioria dos que obtém os primeiros lugares, nas provas, estudam cerca de 3 horas. Se você considera isso muito tempo para estudo, busque começar com 30 minutos por dia e vá aumentando gradativamente, de forma que possa se condicionar a essa média típica dos aprovados nos melhores e mais concorridos concursos (modelagem).
 
  • "Geralmente passa quem não deixa o emprego e sabe conciliar o estudo com o lazer e os programas em família" (José Luiz Romero-diretor da Central de Concursos). A palavra de ordem aqui é ORGANIZAÇÃO. Saber organizar o tempo. Os momentos de lazer devem ser tratados como momentos de lazer, nada de se preocupar em estudar nessa hora. Aproveite cada momento específico, não deixe que a má administração do tempo seja sua inimiga, você pode se organizar, ou seja, prever e controlar os específicos momentos. Não trate o estudo como uma forma aversiva e coercitiva, aprenda a gostar de estudar, isso facilita as coisas.
 
  • Os simulados, provas fornecidas pelos cursinhos, ou disponíveis na internet, são uma ótima ferramenta para estudo. Os editais também são bons guias sobre como se preparar.
 
  • Fuja da "Razão Fixa", onde o número de respostas para determinado reforçador é sempre o mesmo. Exemplo: Estudar mais de uma matéria por dia, em vez de destinar horas fixas semanais ao estudo de matérias isoladas, faz com que o conteúdo esteja sempre atualizado na cabeça.
 
  • Uma boa forma de treino é prestar concursos que exijam menor nível de conhecimento, essa é uma boa maneira de se preparar para um salto mais ambicioso em concursos mais difíceis.
 
  • Estude as provas anteriores do mesmo concurso, para os mesmos cargos, as provas costumam ter questões semelhantes.
 
  • Busque também fugir do "Intervalo de Tempo Fixo", tire um dia de descanso por semana, porém em dias variados. A quebra de rotina aumenta a produtividade.
 
  • Se dedique as matérias que você tem pouca afinidade, e como você já sabe, sem ser em esquema de reforçamento fixo.
 
  • Um fator extremamente importante, é controlar seu ambiente de estudo. Busque um local silencioso e organizado, se houver música, que sejam baixas e suaves e com poucos estímulos visuais. O ideal é, por exemplo, uma bancada com laterais altas, de forma que seu foco seja direcionado a seu objetivo, não ao passarinho passando na janela. Se você já se condicionou a estudar diferentemente disso, saiba que os estudos, tanto neurocientíficos como analítico-comportamentais, mostram que este controle, dos estímulos ambientais, são ideais para um melhor processamento de informações pelo cérebro.
 
  • Para finalizar, saiba que a reprovação faz parte do jogo, e não existe concurso perdido, não trate a reprovação como uma punição. Ela não é absolutamente aversiva. O conhecimento se acumula, como afirma Piaget, até que um dia, você será reforçado com a aprovação.

Um comentário:

SIGA NOSSO BLOG