PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 2 de agosto de 2016

INSÔNIA, A INIMIGA DO SONO REPARADOR!


        Antes de conversar sobre a insônia, é necessário entender a fisiologia do sono, ou seja, como ele funciona e qual sua função.
     O nosso cérebro, ou encéfalo, produz uma série de ondas que causam alterações em nosso organismo: durante o dia, são produzidas ondas "BETA", essas ondas fazem que entremos em estado de vigília, porém em nosso cotidiano, surge uma aceleração indevida que leva a padrões de ondas FAST BETA" que influencia prioritariamente as áreas motoras. A aceleração das ondas BETA leva a quadros de agitação, inquietação e ansiedade. Se a aceleração se acentuar mais ainda, pode levar a quadros de pânico. Na hora de dormir, sentimos uma certa sonolência, nesse momento o encéfalo começa a produzir ondas "ALPHA" que relaxam o corpo.
        Quem sofre de insônia tem dificuldade em produzir ondas ALPHA em quantidade suficiente. Neste momento, o insone produz ondas FAST BETA, em vez de ondas ALPHA , que impedem o relaxamento, e o fazem buscar algo sobre o que se debulhar, até que o cansaço físico vença a batalha. 
        Esse processo pode durar horas até que a exaustão faça o sujeito, literalmente, "apagar".           Se o sujeito não passa por esse prévio relaxamento, a saúde começa a declinar, bem como o sistema imunológico. 
           O próximo estágio são as ondas "DELTA" que são responsáveis pela reparação orgânica do sono.
        Em seguida são geradas ondas "THETA" que é chamado de sono paradoxal, ou REM, que é quando sonhamos.
        Uma prova de que não mergulhamos em DELTA é a maneira como acordamos no dia seguinte, em vez de um sono reparador, acordamos com a sensação de cansaço, como se mal tivéssemos dormido.
        O excesso de luminosidade a noite é muito prejudicial para o sono. Televisão ou computador ligados, também prejudicam!
        Essa luminosidade faz com que haja uma inibição da atividade da Glândula Pineal, que é responsável pela produção de serotonina, melanina e melatonina e a carência na produção destas substâncias pode levar a quadros de depressão, maior predisposição ao câncer de pele e finalmente a INSÔNIA, já que é a melatonina que permite ao cérebro realizar nosso ciclo circadiano de vigília e sono.
       O insone também produz quantidade muito menor de GH, hormônio do crescimento, que é produzido pela Pituitária, por não ciclar em DELTA. 
         Com tudo isso, não é atoa que 15% da população mundial sofra de depressão biológica. 
     Se você quer ter saúde e um sono reparador, coma coisas saudáveis, desligue a TV e o computador, principalmente a luz, até de abajur, e se nada disso for suficiente, um psicólogo sempre dará ferramentas para você relaxar e viver melhor.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG