PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 28 de março de 2012

Tudo na vida é treino

Esta postagem é uma homenagem a Psicóloga Gisela Carrieri que ministrou o curso de auto-desenvolvimento a 8 anos me conduzindo a desenvolver um amor a ciência psicologia, ela sempre me lembrava esta frase "tudo na vida é treino", agora estou passando adiante este aprendizado que aprendi por esta grande profissional que vou levar para a vida inteira com amor e carinho .

       
        Passamos por muitas dificuldades na vida, dificuldades em relacionamentos, dificuldades para execultar uma tarefa, ou ainda dificuldade de perceber em que se tem dificuldades.
        É não é fácil tentar várias vezes realizar um objetivo e não conseguir, mas saiba que tudo na vida é treino, se você não tem facilidade em realizar qualquer coisa que seja, é porque você não treinou suficiente para a execução, e não adianta dizer que já foi feito tudo o que é possível, o importante é perceber se foram feitas adequadamente levando em conta o nível de percepção dos pontos a serem melhorados.
        Existe um exemplo que é fantástico, que é a escada, para atingir uma meta devemos colocar etapas para que a partir destas etapas o objetivo não se distancie demais da nossa frente.
        Quando aprendemos a andar começamos engatinhando, depois tentamos se apoiar para ficar em pé, para que somente em seguida executassemos o comportamento de andar, é uma questão de aprendizagem, mas em contrapartida percebe-se que a persistência também deve estar presente pois atinge diretamente no resultado.        
        Não aprendemos a andar sem cair, caimos muitas vezes, ou seja, para atingir nossos objetivos na vida temos que treinar muito, na psicologia chamamos isto de modelação, onde o sujeito adquire comportamentos através do condicionamento operante.
        Destaca-se também neste processo, a confiança, pois se nosso objetivo inicial é se formar na faculdade, por exemplo,  primeiramente devemos dar um passo de cada vez e o que deve nos motivar nos momentos de desânimo é a imaginação do momento da formatura, como está o ambiente, como iremos receber o diploma, as pessoas nos dando parabéns, e através desta imaginação pode-se desenvolver a motivação que é o combustível para a persistência. 
        Foi utilizado este exemplo mais pode-se aplicar o treino a todas as situações da vida, não só em um sentido de mudar comportamentos, mais de reforço das capacidades internas.
        Tudo na vida é Treino se você tem dificuldades e quer superar o segredo é esse: treinar esta habilidade seja por modelagem (aprendizagem baseado em etapas), ou modelação (aprender um comportamento pela observação de um modelo) e com certeza o treino dará resultado eficás na sua vida.

Você Sabia?
- O ser humano é o único animal que ri. Ele começa logo cedo, quando o bebê tem seus 2 ou 3 meses de vida. O sorriso é a primeira manifestação emocional da criança, que se alegra ao reconhecer o rosto da mãe, do pai e de todos que a rodeiam. Os cientistas acreditam que as estruturas frontais do cérebro, mais sofisticadas, estejam associadas ao riso. Durante a risada, ocorre a liberação da serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar. Por isso, só os movimentos musculares do sorriso já são capazes de melhorar um pouco o humor, ativando centros cerebrais que vão liberar serotonina. Vale a pena, até olhar para si mesmo no espelho e esboçar um sorriso. A propósito, quando foi a última vez que você deu uma boa risada, hein? 
 
Não Percam a próxima postagem com o tema: "Você não é, você está!!!".
 Até a próxima.      

2 comentários:

  1. mas algumas coisas ja nao sei se compensam treinar ou aprender sei que preciso mas nao quero fazer esse trajeto....

    ResponderExcluir
  2. Se você presisa fazer o trajeto de treinar algo ele deve ser prazeroso, se não está sendo você deve se perguntar se realmente está fazendo da forma correta. Vale a pena ressaltar que você não deve se sentir preso em fazer algo que não quer pois você pode e tem capacidade de fazer qualquer coisa, seja como uma águia, não coloque limite em sua capacidade.

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG