PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Caixa de Comando das Emoções


Todos nós temos uma caixa de comando das Emoções, o que comanda essa caixa são as emoções e a razão.

Muitas vezes na vida deixamos esta caixa sair de controle fazendo com que o desequilíbrio interno aconteça.

Quando deixamos as emoções a controlarem, tudo sai do ajuste.

E esta caixa de comando funciona como administradora das emoções. Muitas situações na vida fazem com que fiquemos muito tristes ou com muita raiva, todos estes sentimentos são jogados para dentro desta caixa, e pode acontecer que a caixa fique muito cheia causando o seu transbordamento.

Esse transbordamento acontece como uma explosão de sentimentos que pode ser para o mundo interno ou para o mundo externo. Quando ela explode para fora ela pode causar as ações por impulso, nós colocamos a emoção no lugar errado e derramamos elas em situações incorretas, quando ela explode para dentro pode causar doenças, pois estudos mostram que as doenças relacionadas as vias aéreas estão relacionadas a tristeza reprimida, enquanto sentimentos como a raiva podem gerar doenças no fígado.

Então devemos canalizar nossas emoções para situações corretas, pois a ação por impulso gera perda da liberdade, culpa, sentimento de impotência nas situações, mágoa, ou danos físicos como morte ou paralisia.

Tenha sempre em vista que o passado com todas as suas emoções passou. Agora no presente você precisa parar de se destruir, parar de ter atitudes que estão te prejudicando. Você precisa no presente pensar positivo e encontrar novas possibilidades para que colha uma vida diferente no futuro.

Se quem fica na sua caixa de comando interna for a emoção pode ter certeza que você agirá por impulso, pois as emoções não tem reflexão e nem lógica. A razão deve administrar as emoções para que juntas possam trazer equilíbrio interno.

Um comentário:

  1. Nem sempre é fácil agir com a razão, a emoção fala mais alto. Controlar isto é muito complicado, mas podemos exercitar para permitir que a razão impere nos momentos de dificuldades e frustrações.

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG