PESQUISAR NO BLOG

sexta-feira, 22 de março de 2013

Modifique seus Comportamentos e Alcance a Excelência


O caminho para a excelência é menos complexo do que muitas pessoas imaginam. É comum se confundir excelência com perfeição: a excelência é relacionada a capacidade de ter domínio e controle emocional, de modo a restringir as ações por impulso, e através de uma habilidade de se relacionar com os outros e consigo, ter um desempenho satisfatório e com uma boa inteligência emocional. De outro modo, a perfeição é a capacidade de não ter defeito, de maneira particular, penso que é improvável para qualquer ser humano não ter pontos a desenvolver, por isso, é possível se atingir a excelência, mas é improvável a perfeição.


Mas o tema desta postagem está um pouco distante desta discussão. Quando trabalhamos nossa maneira de se comportar, diante do ambiente, podemos refletir se realmente as consequências dos nossos comportamentos são previstas e de acordo com nossos objetivos.


Uma das maneiras de se perceber os comportamentos a serem trabalhados é através de um sistema utilizado mundialmente e com resultados certos, chamado de “Avaliação de 360°” onde o sujeito é avaliado por todos a sua volta, desde pessoas com hierarquias abaixo de seu cargo até responsáveis gerais, como também, sujeitos que estão no mesmo patamar hierárquico. Outra maneira é o Feedback, que possui como característica o levantamento de um ponto positivo juntamente com uma crítica construtiva. Tendo o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do sujeito.


Devemos lembrar que somos livres para fazer escolhas, mas nossas escolhas conduzem a consequências, e é possível prever as consequências prováveis. Por isso se quer atingir a excelência saiba que é passo a passo que você irá atingir. Estabeleça metas a serem atingidas e planeje como alcançá-las, quando as estabelecer tenha em vista que realmente elas podem ser alcançadas, ou seja, estabeleça metas fáceis de serem atingidas pois poderá ocorrer que ao estabelecer você se desmotive e fique pensando que realmente é um caminho longo até o seu alcance, com submetas você estará vacinado contra estas desmotivações desnecessárias que não contribuem para a sua excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG