PESQUISAR NO BLOG

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ciência e Senso Comum


O senso comum é um conhecimento espontâneo ou vulgar, é a primeira compreensão do mundo resultante da herança de um grupo social das experiências atuais que continuam sendo efetuadas.
Pelo senso comum fazemos julgamentos, estabelescemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir.
É um conhecimento que se acumula no cotidiano e se baseia na tentativa e erro.
O senso comum nos proporciona diversos conhecimentos ao mesmo tempo, mas não é suficiente para compreendermos o homem e o mundo em que vivemos. Todo conhecimento e teorias científicas são embasados no senso comum, de modo que, através dele pode-se adquirir bases de estudos próprios.
No conhecimento científico nos afastamos da realidade e pensamos sobre ela, porém para fazer ciência temos que nos afastar da realidade (abstrair) tornando-a um objeto de investigação.
A ciência tem como característica a isenção de emoções. Já o senso comum é repleto de emoções e vê o material de estudo com uma certa distância. Já o senso comum tem uma aproximação com o mesmo objeto.
Em relação ao objeto de estudo das ciências, cada uma possui um objeto próprio e específico:
Biologia=  Seres Vivos
Astrologia=  Astros e Estrelas
Matemática=  Números
Psicologia=  ?
                     Qual o objeto de estudo da Psicologia?
. O Homem?
. O Comportamento Humano?
. O Inconsciente?
. O Consciente?
. A Personalidade?
Na Psicologia o pesquisador e pesquisado se confundem, é o homem estudando o homem, o que não acontece com as outras ciências que tem a possibilidade do distanciamento do objeto de estudo, pode-se utilizar como exemplo a Astrologia, com seu objeto: uma estrela, ao observar a específica estrela o pesquisador com seus instrumentos tem o distanciamento da estrela suficiente que possibilitará a construção de pesquisas científicas.  O mesmo não acontece com a psicologia que tem seu pesquisador como objeto a ser estudado, e é justamente o distanciamento do objeto uma característica fundamental para a ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG