PESQUISAR NO BLOG

domingo, 29 de abril de 2012

Como devo curar a falta de tempo?


Conversando com uma amiga minha (Lilian de Fátima) chegamos a conclusão de que o paulista sofre de atraxia, ou seja, doença do atraso. E pensando nisso criei esta postagem.
Em uma cidade como São Paulo é comum no depararmos com a falta de tempo levando as responsabilidades a tomar lugar do divertimento e curtição.
Se você não consegue fazer coisas que gosta, como ler ou ir ao cinema, e acaba tendo tempo apenas para responsabilidades, saiba que estudos mostram que sua produtividade cairá, e você entrará em pouco tempo no clube dos estressados.
Mas fique tranqüilo, você não é o único a não conseguir ficar sem reclamar da falta de tempo.
Quando você não consegue administrar o tempo começa a nascer a sensação de que 24 horas do dia é pouco. Isso é um problema que atinge bilhões de sujeitos no mundo inteiro, das crianças com agendas superlotadas aos executivos que precisam estar em 3 lugares ao mesmo tempo.
Agora saiba que a raiz do problema está na perda do controle da própria vida. Então pare de se preocupar com tarefas inúteis.
Tenha em vista que o primeiro passo deve ser eliminar os “ladrões de tempo” que são as situações que desviam a atenção ou interrompem os objetivos a toda hora.
O segundo passo é conciliar os desejos com as possibilidades reais e optar por aquilo que é mais importante.
Servan- Shreiber destaca 5 tipos de condutas frente ao tempo que se instalam como maneira de se comportar na infância.
  



1-      Os “Ande Depressa” = precisam da pressa para se sentir satisfeitos, tudo só se resolve no último minuto, preferem não ter tempo.
2-      Os “Seja Perfeito” = Compulsivos por enxergar exaustivamente os detalhes, perdem muito tempo arrumando e desarrumando, não conseguem decidir pois acham que sempre falta uma informação essencial para que tudo fique 100% bom.
3-      Os “Eu não posso decepcionar” = Que dizem sim quando pensam não, e na tentativa de agradar, assumem tarefas que não tem condições de cumprir.
4-      Os “Sue a Camisa” = Pensam que tudo deve ser muito difícil e sofrido para ter importância, eles dão mais valor ao esforço do que o resultado.
5-      Os “Seja Forte” = Se julgam capazes de encontrar sozinhos todas as soluções, não sabem delegar. Carregam o mundo nas costas e jamais admitem um erro.
Na prática, os transtornos gerados por esses 5 comportamentos se resumem a dois: o atraso e a procrastinação, calma eu vou explicar.
Os eternos atrasados são aqueles que por mais que se programem não conseguem ser pontuais.
Os Procrastinadores crônicos têm mania de adiar tarefas sempre deixam tudo para depois, seria como diz o ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã”, o rei dos procrastinadores é o seu madruga.
Ela pode ser uma estratégia da esquiva em relação a situações frustrantes ou de insucesso, por exemplo, um sujeito pode não entregar ou adiar um trabalho na faculdade com medo da avaliação do professor.
Visto o problema é necessário fazer as pazes com o tempo, Pois ele não é culpado pelos problemas que você enfrenta, pois por mais que possa parecer o dia não está passando mais rápido, sempre continua com as 24 horas de sempre. O problema são as prioridades, as escolhas e capacidade de organização de cada um. Aprenda a recusar aquilo que é irrelevante.
É necessário traçar um plano de ação, ou seja, planejar estabelecendo metas realistas e um prazo para alcançá-las, levando em conta os imprevistos no meio do caminho.
Quem sabe o que quer não se dispersa e nem perde tempo.
Não existe falta de tempo, existe falta de administração de tempo.

Um comentário:

  1. MUITO INTERESSANTE ESSA POSTAGEM, REALMENTE NOS DIAS ATUAIS TEMOS QUE NOS MULTIPLICAR PARA DAR CONTA DE TANTOS AFAZERES, COMO ISSO NÃO É POSSÍVEL, CONTINUAREMOS SENDO SEMPRE UM A ÚNICA SOLUÇÃO REALMENTE É QUE POSSAMOS PLANEJAR MELHOR O NOSSO TEMPO, LEMBRANDO QUE UM MOMENTO DE LAZER SEMPRE É IMPORTANTE PARA REFLETIRMOS E COLOCARMOS NOSSAS IDÉIAS EM ORDEM...

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG