PESQUISAR NO BLOG

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Behaviorismo Fora da Caixa

 
        O Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.
        Skinner mostrou em seus estudos que é possível ensinar comportamentos aos sujeitos através de modelagem, assim elaborou uma caixa a qual condicionou, ou seja treinou os sujeitos (ratos) para a aquisição do comportamento de pressionar a barra. Muitas pessoas pensam que o trabalho do analista do comportamento envolve apenas a ensinar o sujeito experimental a pressionar a barra, por isso criei o nome deste blog, para mostrar que o behaviorista trabalha no dia-a-dia e que a visão behaviorista ainda está viva e firme nos dias atuais.
        Skinner dizia “ Mude o seu ambiente que será mudado o seu comportamento”, o ambiente influencia para executarmos certos comportamentos.
        Por exemplo, imagine que você esteja em um grupo religioso em uma língua que você não conhece, provavelmente se no meio da cerimônia todos se levantarem e você estiver no banco do meio no meio da igreja muito provavelmente você se levantará para não ficar em destaque. Skinner estudou conceitos chamados de condicionamento operante, ou seja, você poderia levantar ou não, mas existia uma grande probabilidade de que você execute o comportamento de levantar.
        Estamos a todo o momento sujeitos aos condicionamentos, então pode-se dizer que estudar o comportamento é estudar as contingências envolvidas para a execução de determinado comportamento. Porque uma pessoa se comporta de uma maneira e outra totalmente oposta? Aqui devemos entrar em outro ponto que é a aprendizagem, todas as aprendizagens que passamos servem de modelo para novos comportamentos, sendo assim, quando um comportamento é reforçado aumenta a probabilidade de que este mesmo comportamento volte a ocorrer.

        Vamos sair da visão superficial de que o ser humano é um robô, como dizem dos comportamentalistas, o ser humano está sujeito ao condicionamento e quando se dá conta de quais contingências estão envolvidas em seus comportamentos pode modifica-los através da modelação.


Um comentário:

  1. Poxa apesar de ainda nao ser uma estudante de psicologia pelos conhecimentos basicos viajo em skinner (behaviorismo) que a "criaçao é a nossa sombra" concordo plenamente com ele, e expor que eu fui criada vestindo rosa e o meu instinto natural so me ver usando preto porem as vezes quando vou trabalhar ou em qualquer lugar{...} tenho "que" usar algo rosa é vestindo o rosa e dizendo odeio rosa rsrs pq behaviorismo é logica e todo mundo odeia rsrrs

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG