PESQUISAR NO BLOG

segunda-feira, 19 de março de 2012

Entre o Purgatório militante e o Espiritual

O que é purgatório?
Para discutir esta questão de maneira simples, podemos entender com um simples exemplo:
Imagine uma pessoa que trabalha em obras de construção é comum ao final do trabalho ficar completamente sujo com os componentes da contrução, e digamos que este operário precisa em seguida ir em um casamento muito importante como o da filha da presidente da república. Se este trabalhador for direto do trabalho com toda a sujeira para o casamento provavelmente não passará nem mesmo da porta de entrada, pois o segurança irá barrá-lo com o parecer de que não pode entrar em um lugar muito importante com tanta sujeira, e provavelmente se ele ao contrário sair do seu trabalho todo sujo e ir para casa tomar um belo banho para tirar toda a sujeira e em seguida colocar uma roupa limpa e solene provavelmente não será barrado na entrada.
Nossa vida espiritual funciona exatamente assim, somos o trabalhador da construção.
Durante a nossa breve vida aqui na terra nos sujamos muito, e bota sujeira nisso, na biblia é relatado que o justo peca sete vezes ao dia, e não podemos ir para um local totalmente puro que é a presença de Deus corrompidos com a mácula/sujeira do pecado, então é lógico que devemos estar puros na presença de Deus, pois também relata a biblia que nenhuma impureza pode permanecer na presença de Deus. Então é essa a função do purgatório, purificarnos para a Salvação eterna, todas as Almas do purgatório estão Salvas obviamente, elas estão sendo purificadas para entrar no reina eterno, ou seja no caso do operário tomando um belo banho para ir ao casamento importante.
Simples assim, nos sujamos na terra e devemos nos purificar para ir ao encontro ao nosso Salvador.
Jesus no evangelho diz: Em verdade, em verdade vos digo, dali não sairá até pagar o último ceitil, como não se pode sair da condenação eterna é lógico que ele se refere ao purgatório, e ele relata ainda que lá haverá choro e ranger de dentes, é lógico também, para estarmos totalmente curados passamos por tormentos. Como exemplo clássico podemos perceber e observar na própria vida, todas as nossas conquistas estavam embasadas por sofrimentos e obstáculos, Jesus sofreu e triunfou, Maria sofreu com a morte do filho e triunfou, todos os santos passaram por sofrimentos e triunfaram, somos também triunfantes e vitóriosos, nascemos para a vitória, nascemos para a Salvação.

É importante relatar que não é porque aparentemente estamos limpos que temos o nome na lista, então o importante é ter uma vida regrada e alicerçada no nosso Salvador Jesus seguindo seu exemplo de vida de amor, humildade e doação, pois a pobreza, a castidade e a obediência devem ser a nossa base de vida.

2 comentários:

  1. Pois é meu caro amigo, devemos sempre vivermos nossa vida como se fosse o último dia pois o amanhã a Deus pertence!!!!!!!

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG