PESQUISAR NO BLOG

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Comportamentos Reflexos Inatos

       Quando você sai de um local escuro e vai para um local iluminado pelo sol sua pupila contrae. Se você fica em um local muito quente você começa a suar. Quando o médico bate o martelo no joelho do paciente o músculo da coxa se contrai, fazendo com que o paciente dê um chute no ar. Quando passamos por uma vitrine e vemos uma comida muito gostosa começamos a salivar.
       Todos estes comportamentos são chamados de reflexos inatos, para que um comportamento seja reflexo inato deve ter uma alteração no ambiente onde esta alteração produz uma alteração no organismo, podemos observar isso nos exemplos acima:
       A pupila dilata pela alteração do ambiente de escuro para claro, em um ambiente mais quente temos o reflexo de suar, etc.
       Comportamento entende-se todas as mudanças no organismo, reflexos são as respostas que o organismo emite devido a alteração do ambiente, inato é tudo que faz parte da natureza do organismo e que ele não tem controle devido a mudança do ambiente.
       Em psicologia, comportamento reflexo não se refere aquilo que o sujeito fez, mas sim a uma relação entre o que ele fez e o que aconteceu antes de ele fazer.
       Reflexo, portanto é uma relação entre estímulo e resposta, a interação entre o organismo e o ambiente.
       Estímulo é a parte ou a mudança de uma parte do ambiente, no exemplo acima o estímulo é o sol.
       Resposta é uma mudança no organismo, no exemplo acima a resposta é a dilatação da pupila.
            Dizemos que o estímulo produz a resposta, ou o estímulo elicia a resposta.

SR

                                             Estímulo                Elicia                  Resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG