PESQUISAR NO BLOG

sexta-feira, 30 de março de 2012

O que é Grafologia


A grafologia ganhou força no Brasil a menos de uma década, mas começaram em 1900.
        Existem muitas empresas renomadas que utilizam a grafologia como instrumento de seleção como: A coca-cola, Fors motors, FBI, Nestlé, Renault, Toyota, Xerox, Banco Real, Citibank, Departament of defense, etc...
        A utilização da grafologia é muito útil para a seleção de pessoas como também em perícia criminal, existem muitos casos do FBI que foram solucionados através da análise grafológica.
        A grafologia pode ser utilizada:
        Na seleção de pessoal: para contratação de funcionários.
        Orientação Profissional e educacional.
        Diagnóstico Médico
        Falsificações
        Grafoterapia.
        A grafologia apresenta muita vantagem em relação a outros testes como:
        A diminuição acentuada do custo de materiais sendo necessárias apenas canetas e papel ofício,
        Rapidez no processo- diminuição de tempo na aplicação,
        Aumento da Produtividade,
        Satisfação de todos os envolvidos no processo: o analisando não fica pressionado e não se sente pressionado pelo teste, agindo de maneira mais espontânea, e o analista tem a praticidade na veracidade dos dados.
        É de vital importância que o aplicador tenha muita ética tendo em vista que serão encontradas informações de fatores muito sensíveis para serem analisados e se o analista não for suficientemente capacitado para interpretar as informações não deverá mexer em conteúdos que não tem habilidade.
         Existem muitos artigos científicos como também livros que citam os dados que podem ser encontrados como:
        Avaliações de inteligência, agilidade e flexibilidade de idéias, raciocínio.
        Aspectos da comunicação e relacionamentos interpessoais:
Inibição ou espontaneidade nos contatos e nas atitudes, expressão verbal, clareza de idéias, persuasão, introversão e extroversão. Sociabilidade e agressividade, diplomacia, fácil ou difícil adaptação, maturidade, ingenuidade ou perspicácia.
        Aspectos profissionais: segurança, autoconfiança. Organização se sabe observar detalhes, o nível de energia e eficácia, dinamismo, força de vontade, ritmo em suas atividades (tranquilo, coerente à função que exerce precipitado ou impulsivo, automotivação, iniciativa, esforço pessoal, autenticidade, capacidade de análise e síntese, capacidade de planejamento e organização).
        Aspectos de liderança:
        Lealdade, comprometimento, visão de conjunto, exigências, planejamento, improvisação, autoridade. Como se comporta diante de desafios, como reagem as regras, se tem poder de decisão.
        Pode-se ainda detectar sinais de insinceridade, tendências a mentiras e furtos. Uso de drogas e álcool, doenças patológicas ou crônicas.

Resumindo com a grafologia é possível se ter uma base de vários indícios de atitudes de enfrentamento de situações, devemos ter em vista que não fechamos nenhum diagnóstico com apenas a grafologia que não é um teste considerado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) mas serve como levantamento de dados em análise.

Você Sabia?
- Crianças que usam o computador regularmente apresentam vantagens na escola em comparação com aquelas que possuem menos experiência no uso dessa tecnologia. A conclusão foi detectada a partir de um estudo realizado na Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, o freqüente uso dos computadores pode desenvolver nos jovens atitudes e competências tecnológicas que fazem bem às atividades propostas em seu meio social. (fonte: revista psique, ed. nº 69). 
Não Percam a próxima postagem com o tema: "Devo mentir ou falar a verdade?".
 Até a próxima.      

Um comentário:

  1. muito interessante esse assunto, a grafologia tem ganhado muito espaço e penso que em breve será reconhecido pelo CRP pois realmente tem sua validade.

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG