PESQUISAR NO BLOG

sexta-feira, 23 de março de 2018

MACONHA E SEUS EFEITOS IMEDIATOS AO ORGANISMO


   De acordo com a EBS (Editora Biologia e Saúde), a maconha, ou marijuana, conhecida no Estremo Oriente como haxixe, é extraída de uma planta originária da Ásia Central, denominada cânhamo indiano ou "Cannabis Sativa", sendo seu uso difundido em todo o mundo, embora com proibição de acordo com as legislações de países como o Brasil. 
  A maconha foi inicialmente introduzida no Brasil pelos escravos, sendo hoje cultivada, principalmente, no Nordeste.
    Apesar de determinada campanha procurar inocentar a maconha, afirmando que a droga oferece os mesmos perigos de um cigarro comum, pesquisas recentes provaram que a ação da "Cannabis Sativa" sobre o sistema nervoso central é bastante danosa, variando apenas na intensidade de pessoa para pessoa. 
     O princípio ativo da maconha é o THC (Tetrahidro-canabinol) e como o cigarro da maconha é feito de folhas secas da planta, é a quantidade de THC que determina seu menor ou maior efeito. O THC é uma molécula solúvel em gordura que, uma vez na corrente sanguínea, é rapidamente distribuída aos tecidos gordurosos, onde é armazenada. 
    Sabe-se que embora a euforia e o relaxamento sejam mais frequentemente relatados como efeitos imediatos da maconha e constituam um argumento a favor do uso da droga, ocorre também disforia.         Outros efeitos físicos incluem: batidas do coração mais rápidas, pulso acelerado, olhos vermelhos, boca e garganta secas. 
   O sistema nervoso central é, a princípio, estimulado e, mais tarde, torna-se deprimido. Essa estimulação conduz o indivíduo à acesso de riso, delírio, visões, alucinações e confusão mental. Os sistemas respiratório e circulatório tornam-se mais apressados. O estágio depressivo do sistema nervoso central se apresenta com torpor, tonturas, enfraquecimento e reações negativas muito comuns são a ansiedade e o intenso pânico. Usuários descrevem essa reação como um temor extremo de "perda de controle", que ocasiona o pânico.
     Estudos recentes concluíram que, além de ser amotivacional, a droga reduz o sistema imunológico do organismo e diminui substancialmente o número de esparmatozóides. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG