PESQUISAR NO BLOG

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

10 PASSOS PARA DESTRUIR OS FILHOS E OS MEIOS DE BLOQUEAR ESSAS AÇÕES!


Muitos pais e responsáveis levam os filhos para psicoterapia por diversos tipos de demandas. Na maioria dos casos, os conflitos são gerados pelos próprios pais, e os prejudicados na história acabam sendo os filhos. 
Os pais não se dão conta de que os conflitos que vivenciam desembarcam nos filhos. Apresenta-se aqui 10 típicos comportamentos que DESTROEM a saúde psíquica e afetiva dos filhos, e os meios para bloquear essas ações que podem se tornar aversivas ou coercitivas:


1-DEMONSTRAÇÃO DE AFETO MAIS A UM DO QUE A OUTRO FILHO: Não se pode dispensar o amor e o carinho aos filhos. Os pais são diferentes e respeitar essas diferenças é fundamental. Não é construtiva a relação onde os pais demonstram mais afeto a um filho do que a outro, tanto para quem recebe o afeto, quanto para o filho que não recebe. Os pais devem cuidar para que não sejam injustos com algum dos filhos seja dando afeto ou privando-o, assim, evitar comparar um filho com o outro já é um bom começo.

2- ESTRESSE- Obviamente não dá para se livrar definitivamente do estresse, contudo o controle e a administração dele é fundamental. Existem muitas vias para essa administração; práticas de técnicas de relaxamento, esportes e investimento em psicoterapia, contribuem para a capacidade de entender melhor o que se sente, e assim favorece um melhor cuidado dos filhos.

3-BRIGAS E RELAÇÃO CONTURBADA- Manter uma relação saudável com o cônjuge, e outras pessoas importantes na vida, é de vital importância. Agora, uma relação conturbada, pode ser muito prejudicial; é importante que os filhos presenciem gestos de respeito, perdão, cuidado e carinho. O auto controle é fundamental, se ter realmente que realizar discussões mais impactantes, faça isso longe dos filhos. Eles não devem presenciar brigas, pelos pais, pois é típico que se sintam culpados e impotentes, mesmo que eles não tenham nada a ver com o conflito.

4-IMPOSIÇÃO PROFISSIONAL: Desejar que os filhos sigam a mesma profissão, pode demonstrar uma insegurança em relação ao patrimônio adquirido. Contudo, os filhos tem direito de não seguir a profissão dos pais, e isso deve ser respeitado. O incentivo à autonomia e independência, apesar de ser difícil para alguns pais, é fundamental. Assim os filhos são tratados com respeito, e são estimulados a se tornar pessoas confiantes e com iniciativa.

5-NEGLIGÊNCIA ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL- Atualmente uma grande porcentagem dos pais não educam seus filhos em relação a sexualidade. Encarregam aos professores, e os professores devolvem a responsabilidade aos pais. E os filhos ficam desorientados, e buscam informações com os amigos, que também pouco sabem, ou na internet e televisão. É um ato de amor conversar com os filhos sobre temas delicados como: medos, sexo e morte, em uma linguagem compreensível por eles. Fortalece-los para assumir responsabilidades como a mesada, por exemplo, que é uma forma de ensiná-los a lidar com dinheiro.

6-ESTIMULAR O SEDENTARISMO- Embora Fast Food cause alegria momentânea nos filhos, bons pais propiciam um estilo de vida saudável e estimulam bons hábitos, como exercícios regulares, higiene e alimentação adequada para seus filhos. Inibir excessos de doces, também é uma atitude de amor. Lembre-se, seu filho não tem a obrigação de saber o que é saudável, mas você tem, e deve garantir a saúde dele não permitindo que ele escolha o que quer comer e quando quer.

7-FALTA DE DIÁLOGO E PUNIÇÃO- Deve-se reforçar positivamente as boas atitudes, e recorrer ao castigo somente quando outros métodos, como conversas, já falharam mais de uma vez.

8-NÃO ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO- Os pais prestam um benefício enorme ao valorizar a curiosidade e a disposição dos filhos para aprender, acompanhando sua aprendizagem escolar. Buscar ouvir os professores regularmente, para saber sobre o andamento escolar dos filhos, é essencial, nem sempre a culpa do fracasso escolar são dos professores, a culpa pode ser na relação dos pais com os filhos, ou com os professores, por isso acompanhe a vida escolar de seus filhos com atenção e zelo.

9-INTOLERÂNCIA E POUCO DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL- Apoio em relação ao desenvolvimento da religiosidade, e a preservação da natureza, o respeito ao outro e ás diferenças é importante para evitar a disseminação de preconceitos e intolerância.

10-DESATENÇÃO À SEGURANÇA E AMIZADES- A segurança é fundamental, o empenho constante para proteger os filhos de situações de risco, e manter-se vigilante quando as suas atitudes e amizades. Busque conhecer com quem seus filhos andam, permitindo que façam trabalhos escolares e encontros na própria casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG