PESQUISAR NO BLOG

domingo, 13 de novembro de 2016

HOMENS TAMBÉM PODEM TER ANOREXIA

 

Aprenda a detectar os sinais e os meios de tratamentos em relação a esse transtorno.

A anorexia nervosa é muito conhecida por atingir as mulheres, mas é um engano pensar que os homens não podem ter anorexia. Ela é uma doença, um transtorno que "compromete a percepção da forma e do peso levando as pessoas a passar fome ou (no caso da bulimia), provocar vômito (revista Men's Health).

De acordo com o psiquiatra Arthur Kaufman, que é coordenador do Projeto de Atendimento ao Obeso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, ela é diagnosticada pela privação da alimentação, apresenta um temor acerca do ganho de peso e uma busca incessante de ficar magro. Esse instituto recebe cerca de 25 novos casos de homens por mês e média 70 mulheres. Desses homens, 50% tiveram problemas de obesidade na infância. Geralmente a anorexia entre homens ocorre aos 14 a 18 anos de idade, e os sintomas são semelhantes aos que acontecem com as mulheres. Atualmente estima-se que de 5 a 15% dos casos de Anorexia se apresenta em homens jovens (APA, 2000)
Acima, está a foto do modelo Jeremy Gillitzer que realizava exaustivos exercícios  físicos, por ter distorção da imagem corporal, e se considerar gordo, e assim, fora do padrão estético que desejava, sendo que engordar era um dos seus principais medos, lamentavelmente teve sua morte com apenas 29 quilos aos 38 anos de idade.
Sintomas como diminuição do apetite e da atitude sexual, ocorrem com a diminuição da testosterona. E quando os homens estão seriamente abaixo do peso podem manifestar depressão, retraímento social, insônia e irritabilidade. Kaufman destaca ainda que o tratamento frequentemente acontece por meio da internação, devido estado de fraqueza e desnutrição, tendo a inibição da vontade de comer. 
O tratamento da Anorexia Nervosa, tanto em homens como em mulheres é multidisciplinar, composto por psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, entre outros.

Existem muitas publicações de pesquisas acerca da anorexia, mas quando se trata em como ela se dá nos homens, existe uma escassez de publicações. 
Da mesma forma que a anorexia nervosa "masculina", a bulimia pode afetar os homens. Ela consiste em comer grandes quantidades de alimentos compulsivamente e provocar o vômito em seguida. Os homens costumam usar laxantes e diuréticos em excesso frequentemente. 
Na bulimia existe uma obsessão pelo "corpo perfeito", que se dá através de dietas e exercícios. Ela provoca dores musculares e câimbras, inflamação na garganta, cáries nos dentes, desidratação, desnutrição, fraqueza, desmaio, vômitos com sangue e rosto inchado, por inflamação das glândulas salivares.
Assim como na anorexia, a bulimia é tratada da forma multidisciplinar, e pode ocorrer internação.
Desde os anos 70, houve um aumento na quantidade de anoréxicos homens. Houve também, nesse período, uma maior valorização da estética corporal masculina. E assim, não só as mulheres, mas também os homens desenvolveram uma busca pelo "corpo perfeito" e, passaram a desenvolver distúrbios de auto-imagem e transtornos alimentares. Os modelos de comerciais e passarelas, cada vez mais magros, influenciaram fortemente o padrão de beleza masculino.
Contudo, nos dias atuais, existe além da valorização de um corpo magro, a busca por um corpo "fitness". Assim, além da perda de peso, se busca o ganho de massa muscular como meio de favorecer a auto-estima e os relacionamentos. A cultura influencia diretamente nos padrões do que é belo, e existe um condicionamento social em relação a "busca pela beleza". Basta tirar algumas fotos, certamente a maioria não posta nas redes sociais algumas por não aparentar um bom ângulo, e optam por postar as "melhores". Não entraremos aqui na temática da necessidade em receber atenção, que muitas pessoas demonstram ao postar frequentemente nas redes sociais, fotos onde o corpo é mostrado como meio de receber reforço social. 
Muitos atletas e profissionais do esporte, desvalorizam trabalho dos profissionais da saúde*. Fazem muitas coisas por conta própria, e acabam prejudicando a saúde, ao invés de melhorá-la. Saiba que você está jogando dinheiro fora, se não for bem orientado na alimentação, nos exercícios e de um modo geral, no seu bem estar físico e psíquico. Sempre consulte os profissionais da saúde, eles podem te ajudar a ter uma vida mais saudável e distante dos transtornos físicos e psiquiátricos que podem aparecer. E caso perceba algum desses sinais, procure orientação médica e psicológica.

*No link é possível ler a nota do CFP sobre as afirmações do ex-técnico da seleção brasileira de Futebol-Dunga onde disse que o trabalho da psicologia é inviável na seleção brasileira de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG