PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

POR QUÊ AS GRÁVIDAS TEM DESEJO POR CERTOS ALIMENTOS?

 
O fenômeno do desejo das grávidas por certos alimentos inusitados encontra respaldo nas explicações científicas.
Os médicos chamam esse desejo de "malácia" e é explicado com 3 fatores que atuam em sincronia. 
O primeiro fator é o emocional que é mais intenso na primeira gravidez, o papel social e afetivo acerca do papel de mãe impactam em alterações comportamentais, com isso, acontece uma "regressão psicológica" e as mulheres ficam infantilizadas. 
Isso modifica os hábitos alimentares fortalecendo a vontade de comer certos alimentos, como afirma o obstetra Abner Lobão Neto da Universidade Federal de São Paulo.
O segundo fator é hormonal, o HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) e o Progesterona, que regulam as funções da gravidez, modificam o apetite e o organismo das grávidas.
O terceiro fator é a falta de alguns nutrientes que podem despertar vontades específicas. 
Neto, destaca: "Existem desejos comuns, como comer morangos e jaca, já vi casos de mulheres que queriam mastigar gelo, comer terra e até beber o sangue do marido, possivelmente por falta de ferro no organismo". 
Aqui verifica-se que alguns desejos das grávidas não são "extravagâncias" mas pode ser a resposta do organismo a algum tipo de privação, como destaca Neto. 
Como pode-se observar, o desejo das grávidas por certos alimentos também não podem ser taxados de "frescura feminina" o apoio afetivo do marido é muito importante nessa mudança do funcionamento do organismo com as alterações que ocorrem no período da gravides. 
Nesse momento o marido deve participar da gestação através da compreensão. 
É importante também que a mulher grávida seja franca e relate a seu marido, e principalmente ao seu médico que acompanha sua gravides, o surgimento de desejos incomuns, como os descritos por Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG