PESQUISAR NO BLOG

domingo, 1 de abril de 2018

AVE SE COMUNICA COM FILHOTE AINDA NO OVO

  As fêmeas de canário são capazes de se comunicar com seus filhotes quando eles ainda nem saíram do ovo. É o que mostra um estudo feito na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, publicado na revista Science e Mente e cérebro. Ouvindo os conselhos da mãe através da casca, as pequenas aves conseguem ajustar seu comportamento para a aventura que terão do lado de fora e aumentar suas chances de sobrevivência.
    A mensagem materna se resume basicamente em adiantar ao filhote se ela será uma mãe generosa ou não. No caso das fêmeas dedicadas, os filhotes, após a eclosão do ovo, não pouparão esforços para pedir comida; no outro, eles serão mais comedidos. Segundo os autores trata-se de um ajuste adaptativo em que o objetivo é ganhar peso de modo eficiente, sem desperdícios. 
    Assim, o filhote da mãe "displicente" não gastará suas calorias se agitando para pedir mais alimento (algo que ela provavelmente vai ignorar) e assim poderá assimilar quase tudo que lhe é colocado na boca. Já o canarinho "sortudo", com a mãe mais dedicada, tem maiores chances de um esforço extra na refeição em resposta a seus apelos "desesperados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG