PESQUISAR NO BLOG

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Resposta a dúvida de Leitor do Nosso Blog



Olá.


Meu nome é joão¹, estudo administração na Universidade Nove de Julho, moro próximo a universidade, gostaria que me explicasse um pouco melhor a parte do seu blog que fala que somos livres para fazer escolhas. Não parece que é uma realidade, pois o ser humano tem uma inclinação a agir de determinadas maneiras. Sou homossexual, sempre percebi que eu era assim, não acho que escolhi ser como sou. Desta maneira não sou livre para escolher ser homossexual. Poderia me explicar melhor?



Caro leitor, primeiramente parabéns pela iniciativa em buscar compreender o que não está claro para vc.
Primeiramente vamos esclarecer alguns pontos, precisamos fazer isso para poder responder a esta tão complexa pergunta que envolve múltiplos fatores.
Os comportamentos são divididos em dois grandes grupos: Comportamentos Respondentes e Comportamentos Operantes.


No caso dos Respondentes ou Automáticos pode-se utilizar como exemplo a dilatação do olho frente a Luz ou retração em ambientes escuros, percebe-se que não se pode controlar isso, é automático, em outra palavra, reflexo. Comportamentos Reflexos Inatos garantem nossa sobrevivência. Não podemos controlar, “não somos livres para optar em dilatar nossa pupila, ou suar ao sol, ou ainda tremer no frio”. Desta maneira fica claro que não podemos escolher o que nosso organismo tenha reação de maneira antirreflexo, hoje se sabe que com o tempo de exposição aos mesmos estímulos a resposta é minimizada. Assim uma pessoa que se desloca a Antártica sentirá mais sensação de frio do que uma pessoa que habita próximo a este lugar, a sensação de frio é a mesma, porém a intensidade do estímulo pode provocar uma maior ou menor magnitude das respostas, estas são leis que governam os comportamentos reflexos.

Para responder a sua pergunta é necessário ter isso claro, pois saber o que é inato e o que é aprendido exerce uma grande diferença.

A Homossexualidade é apenas uma das formas da sexualidade. A sexualidade é uma resposta inata dos organismos. Existe uma diferença entre identidade homossexual e comportamento homossexual, um sujeito pode ter a identidade homossexual, mas escolher em não ter comportamentos homossexuais. Assim como sujeitos com identidade heterossexual que, da mesma forma, podem escolher em ter ou não comportamentos heterossexuais. Esta escolha é controlada de maneira livre, ou seja, o sujeito pode escolher em executar o comportamento ou não. Podemos utilizar como exemplo a Igreja Católica, para que um sujeito se torne Padre deve ter em vista que não poderá ter comportamentos sexuais devido a sua escolha específica. Os sujeitos Livremente escolhem em não ter comportamentos sexuais. Optam assim por uma vida Celibatária, ou seja, sem o casamento e comportamentos sexuais.

Assim deve ficar mais clara a compreensão. Você disse que é Homossexual, então pode-se concluir que você tem a identidade homossexual, até aqui tudo bem? Acho que sim. Você pode escolher em ter ou não relacionamentos homossexuais, em ter contatos sexuais homossexuais. Porém se não escolhesse mudaria sua identidade? Claro que não. Você é livre para escolher ter contatos homossexuais, a liberdade se encontraria aqui. Você não é livre para ter a identidade homossexual.


Digamos que você escolha ter comportamentos sexuais homossexuais, e que você não aceite ter sua identidade. Você seria “escravo” das consequências de ter frustrações, em se rejeitar, ficar triste consigo, se sentir injustiçado, porém executar estes comportamentos, a priori, seria uma escolha sua. As respostas citadas teriam uma menor probabilidade se não tivesse o comportamento não é mesmo?

Agora em outra perspectiva, imagine que você escolha ter comportamentos sexuais homossexuais, mas desta vez você aceite sua identidade. Você seria “escravo” das consequências de ficar satisfeito com os comportamentos executados, se aceitar como homossexual, ficar feliz consigo, se sentir satisfeito e da mesma forma, seria você que escolheu em executar os comportamentos. Por isso além da escolha em executar comportamentos tenha em vista o modo que você olha para eles. Você é livre para fazer escolhas e é escravo das consequências. Quando me refiro à palavra escravo quero dizer que, de modo automático, se tem consequências independentemente dos comportamentos, porém as consequências nem sempre precisam ser aversivas, muito pelo contrário, podem até ser muito produtivas e satisfatórias, mas serão sempre consequências dos comportamentos executados de maneira inevitável.


Espero que tenha ficado claro para você. Obrigado pela contribuição com seu comentário e continue conectado aqui em “Tudo na Vida é Treino”.

Assim como joão, comente também no Blog, ou envie e-mail para micheldossantossilva@gmail.com e na medida do possível seu comentário será respondido.

¹Nome original não divulgado a pedido do participante, por isso o nome joão é fictício.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG