PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 3 de abril de 2012

Devo mentir ou falar a verdade?

        Hoje em dia é muito divulgado que o dia 1 de abril é o dia da mentira, mas de modo contrário o dia da verdade, 3 de abri, é pouco divulgado.
As pessoas estão mais valorizando a mentira, pois é mais confortável é se tem menos punição. E isso não´se é adquirido na idade adulta mais vem sendo desenvolvido durante o desenvolvimento a partir da infância.
        Se pensarmos, por exemplo, em uma criança que quebrou o vaso da mãe, e não quer apanhar ela será reforçada a não dizer que foi ela para não ser punida. Quando se educa previamente que também existem vantagens para as crianças como a conquista da confiança, certamente quando ela crescer não estará tão estimulada por mentiras.
        Em várias situações nos deparamos com este dilema, devo mentir ou falar a verdade?
        Nestes momentos devemos considerar que cedo ou tarde a mentira vem a tona, e que uma mentira sempre leva a outras mentiras, por exemplo, se um adolescente vai em uma balada e não quer que os pais saibam, o levando a mentir dizendo que foi na casa de um amigo, o adolescente terá mais trabalho do que dizer a verdade, pois terá que avisar o amigo, caso os pais perguntem, tem que dizer o motivo de ir como um trabalho da escola, outra mentira, terá que elaborar muitas coisas para manter a mentira, e, caso os pais descubram certamente agirão com cautela das próximas vezes.
        Se este mesmo adolescente conta a verdade não necessitaria de nenhuma elaboração e estará tranquilo frente aos pais. E porque com estas vantagens ainda mentem?
        Claro que é pela negação dos pais as vontades, ele terá uma elaboração prévia de que os pais não deixarão e por isso mentirão.
Em outro caso, em uma entrevista de emprego é comum se dizer várias características próprias e pensando em um candidato que quer muito a vaga e não tem uma qualidade que percebeu que o entrevistador gosta dirá que tem mesmo não tendo a característica pois sabe que corre o risco de não ganhar a vaga. Mas...
        Sabendo que a verdade vem a tona será descoberto que ele não tem a característica e será desligado da empresa causando muitos outros transtornos, tudo isso por uma mentira. Se no começo o candidato relatasse as características que realmente tem, certamente entraria em uma função que daria conta e não seria demitido. Então...
        Reflita que mentindo você terá vantagens sim e momentâneas satisfações, já com a verdade mesmo que seja sofrida terá benefícios duradouros futuros.
        Vai continuar celebrando o dia da mentira ou o da verdade???

Você Sabia?
- A partir da análise de 18 países, os cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, constataram que o episódiodepressivo maior MDE) é uma preoculpação considerável para a saúde pública em todas as regiões do mundo e tem forte ligação com as condições sociais. Foram pesquisados países com alta renda, que somaram 14,6% dos entrevistadosdepressivos, e países de média renda com 11,1%. O MDE é caracterizado por depressão severa e altamente persistente. Agência FAPESP. 
Não Percam a próxima postagem com o tema: "Relações Obsessivas".
 Até a próxima.      

2 comentários:

  1. Parabéns Michel! Realmente é um ótimo ponto de vista. Também acho importante divulgarmos e celebrarmos o dia da verdade, por isso também publiquei no caldeirão dos devaneios uma ilustração sobre isto, segue o link http://anderkarloss.blogspot.com.br/2012/04/verdade-acima-de-tudo.html

    ResponderExcluir
  2. è isso ai Anderson, espero que sejamos os primeiros de todos, e não de muitos.

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG