PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Não Fique Conformado com a Derrota



Muitas vezes, e de maneira inesperada, tudo parece ir por água a baixo, quando pensamos que estamos no topo, de modo que, parece tudo ir bem acontece uma oscilação nas situações cotidianas e do nada: Buft! Caímos.
O grande problema não é cair, é não saber levantar, e todas as vezes que caímos ficamos machucados.
E quando caímos e não levantamos, tendemos a julgar que somos incapazes ou que a vida é injusta conosco, entramos na “Síndrome Gabriela”, (... Eu nasci assim, eu cresci assim, continuo assim, vou morrer assim, Gabriela...).
Isso é terrível para o crescimento pessoal.
É comum ouvir relatos do que seria o “fundo do poço”, nome dado a quando tudo parece não ir como o planejado.
Quando estamos com predominação pessimista, o nosso afeto e emoções se voltam para situações e pensamentos destrutivos.
Imagine uma pessoa que recebeu um cheque sem fundo, esse sujeito enquadra o cheque e pendura na sala de sua casa e toda vez que passa por ela acaba revivendo a derrota que a vida lhe deu.
Situações destrutivas devem nos motivar a sair da zona de conforto para que possamos nos movimentar e sair do chamado fundo do poço.
O sujeito que lhe deu o cheque seria um “agressor”, e quando você enquadra o cheque você faz com que o sujeito continue te agredindo. Não permita que o seu agressor continue te agredindo com a força da tua própria mão. E mais importante ainda, não permita que a agressão que você recebeu te agrida a vida inteira, pois você acabará se tornando uma pessoa amarga e rancorosa, diversas pesquisas mostram que quando julgamos estar insatisfeitos com a vida tendemos a generalizar e nos tornar negativistas. Não existe coisa pior do que se relacionar com pessoas que só veem o lado ruim da situação. Para que sua derrota não seja perpétua deixe ela de lado e comece a planejar como melhorar, pois ai estará o seu diferencial em relação aos demais.

Então, vivencie o planejamento de nova ação que deve ter embasamento na reflexão, planejamento e reflexão devem caminhar juntos para que em sua derrota você possa se levantar e tornar a situação um ponto importante do recomeço de uma conquista rica em aprendizagem graças aos obstáculos pelos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG