PESQUISAR NO BLOG

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Leis Referentes aos Reflexos Inatos

Aprender a observar e medir o Comportamento é extremamente importante para o psicólogo, pois quando se prevê comportamentos é possível condicionar as respostas.
O objetivo de uma ciência é buscar uniformes (constantes) entre eventos. A psicologia comportamental busca identificar constantes entre estímulos e as respostas por eles eliciadas que ocorrem nos mais diversos reflexos e nas mais diversas espécies. Existem algumas leis que aparecem no estudo do comportamento referente aos reflexos inatos:
Lei da Intensidade-Magnitude= Segundo essa lei quanto maior for a intensidade do estímulo, maior será a magnitude da resposta. Tomando como exemplo um local quente, quanto mais o ambiente for quente mais a pessoa suará. Quanto mais alto for o barulho, maior será o susto, quanto mais alta uma pessoa que tem medo de altura estiver, maior será o medo.
Lei do Limiar= Para todo o reflexo existe uma intensidade mínima do estímulo necessária para que a resposta seja eliciada. Um ambiente com pouco calor não produz a resposta de suar, supondo que um sujeito comece a suar aos 30°C, dizemos que o limiar é (30°C) e a partir deste limiar pode-se começar a medir a intensidade do estímulo e da magnitude da resposta. É importante destacar que o limiar 30°C não é um valor definitivo, logo, pode-se dizer que para esse determinado sujeito muito provavelmente eliciará a resposta de suar, o que não é necessariamente uma obrigatoriedade para outros sujeitos que podem começar a suar aos 33°C ou ainda em uma temperatura menor aos 29°C. Valores abaixo do limiar não produzem resposta, em um sujeito com acrofobia (medo de altura), o medo começa em uma determinada altura, ou seja, em alturas mínimas ele pode não existir, supondo que a altura seja representada e uma escada, muito provavelmente o limiar estará no primeiro degrau, porém em uma determinada altura o medo começará a aparecer, quando isso ocorre dizemos que essa altura é o limiar de medo para esse determinado sujeito.
Lei da latência= Quanto maior a intensidade do estímulo, maior a latência entre a apresentação desse estímulo e a ocorrência da resposta. Em uma temperatura de 35 graus demora menos tempo para que o sujeito comece a suar do que com uma temperatura de 42 graus. O tempo que o organismo começa a efetuar o comportamento é chamado de limiar.
Essas são apenas algumas das leis mais importantes sobre comportamentos reflexos inatos, através do conhecimento destas leis podemos começar a entender sobre os comportamentos como também as contingências que os controlam.

Um comentário:

  1. Olá!Acho que a lei de latência está incorreta. Quanto maior a intensidade do estímulo, menor será o período de latência(tempo) entre a resposta. Quanto menor o estímulo, o período de latência(tempo) é maior. EX: Demoro mais a suar com 20 graus do que com 35 graus.

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG