PESQUISAR NO BLOG

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Psicologia Comportamental


Você já passou pela experiência de continuar apertando os botões do controle remoto mesmo sabendo que a bateria ou pilha está no fim? Já foi até o interruptor para acender a lâmpada mesmo sabendo que ela está queimada? Agora imagine que você compra pão somente em uma determinada padaria, por algum motivo a padaria muda para outro lugar, pode acontecer que você em algum dia se dirija para comprar pão no endereço antigo e derrepente se recorde que o endereço mudou. Estes comportamentos são reflexos de grandes estudiosos da psicologia comportamental que se perguntavam por que ocorrem e o que os controla, os exemplos acima são bem comuns de ocorrer com diversos sujeitos.            
Existem também comportamentos que são patológicos, Imagine uma pessoa que tem transtorno obsessivo compulsivo e sente a necessidade de voltar muitas vezes para verificar se a porta está trancada, ou que sinta a necessidade de lavar as mãos repetidamente várias vezes, ou ainda uma pessoa que não consegue controlar o comportamento de roer unhas, o ainda um sujeito autista que não consegue parar de se bater ou bater a cabeça na parede. Porque não temos controle de alguns comportamentos? Como melhorar nosso dia-a-dia tendo um controle saudável deles?

Os grandes teóricos da psicologia comportamental descobriram que os comportamentos podem ser reforçados ou extintos, quando alguém vai com freqüência a um determinado lugar a pessoa fica condicionada em razão fixa, ou seja, ela aprendeu que o lugar que ela vai como a padaria, estará lá da próxima vez. Para simplificar, imagine que existem vários caminhos para chegar a um lugar qualquer. Uns caminhos mais longos, e outros mais curtos; pense que você conhece apenas os caminhos mais longos, quando você descobre um dos caminhos mais curtos, muito provavelmente irá extinguir o comportamento de ir pelo caminho mais longo, pois você está sendo reforçado a chegar mais rápido com o caminho mais curto, porém algum dia pela pressa você comece a andar pelo caminho mais longo e depois se recorda do caminho mais curto, isso ocorre porque o comportamento de ir pelo caminho longo estar inserido e ter se tornado habitual.
Agora pense que você está sentado no meio de uma cerimônia importante, você não conhece a ordem da cerimônia, existem pessoas sentadas do seu lado, atrás e na sua frente, em algum momento da cerimônia todos se levantam você teria duas opções ou continuar sentado ou se levantar, o que você faria? Muito provavelmente iria efetuar o comportamento de levantar, sabe por quê? Porque quando se muda o ambiente se muda o comportamento, esta é uma regra geral para a psicologia comportamental.
Todas as descobertas da psicologia comportamental contribuem para que as pessoas possam se desenvolver melhor, a psicologia comportamental estuda a aprendizagem em todos os contextos, e posso dizer que serei um pesquisador da psicologia comportamental bem como futuro analista do comportamento.

2 comentários:

  1. Gostei vou Compartila no facebook !!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta postagem, numa linguagem de fácil compreensão para todos.
    realmente a Psicologia comportamental é o canal na era atual, mas ainda acrescentaria a importância da cognição. rsrsrsrs
    PARABÉNS PELO TEXTO!!!

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG