PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sacolas Plásticas destroem o meio ambiente ou nosso bolso?

Desde o dia 25 de janeiro as sacolas plásticas não podem mais ser distribuídas em redes de supermercados na capital paulista tendo como intenção preservar o meio ambiente, causando discussões sobre a transferência de custo que afetará negativamente ao consumidor.


O tema das sacolas de plástico são um grande problema discutido pela ecoeficiência, pois causa um dano intenso ao meio ambiente, seja pelo tempo de decomposição da sacola como também a alta taxa de toxidade para o ambiente. Quando o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab sancionou a lei não teve a intenção de polemizar mais tornar a consciência da nossa sociedade mais sustentável.
Para uma sociedade que é altamente discriminativa em relação a mudança de hábitos é uma difícil tarefa transformar a consciência das pessoas, que estão priorizando seu próprio lado e conforto  não tendo uma visão global, mas egoísta e fechada no próprio mundo.
O fato é que não vamos comprar sacolinhas pois também é proibida a venda.
A intenção da lei é preservar o meio ambiente pois as sacolas plásticas são feitas de matérias fósseis subderivados do petróleo que levam cerca de 500 anos para se decompor. “Os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a afixar placas informativas, com as dimensões de 40 cm x 40 cm, junto aos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras, com o seguinte teor: “POUPE RECURSOS NATURAIS! USE “SACOLAS REUTILIZÁVEIS”.” Fica também proibido a venda de sacolas plásticas. Já estava na hora desta mudança pois quando se entende o alto teor de prejudicidade e se continua errando é muito sério.

4 comentários:

  1. Muito interessante seu ponto de vista, realmente essa era uma pergunta que apesar de sabermos a resposta não conseguíamos entender. Parabéns pelo texto, muito coerente!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Importante essa reflexão, ela articula questões políticas com assuntos ligados ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, a ecoeficiência é um tema de vital importancia para um mundo sustentável.

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG