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quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MODELAÇÃO- APRENDENDO COM GRANDES EXEMPLOS

      Você já parou para pensar sobre o motivo, de existirem pessoas, que são muito eficazes no que fazem?
        Existe alguma pessoa que você admira pelas suas características de personalidade?
        É comum para a criança, dizer: "quando crescer, quero ser igual a meu pai".
A Psicologa Comportamental estuda os tipos de aprendizagens pelos organismos, e um dos tipos de aprendizagem é chamado de modelação, onde, através de um modelo, o sujeito aprende e se desenvolve, seria pela aprendizagem por observação que, de maneira natural, os sujeitos se adaptam ao ambiente.
É através da aprendizagem por observação que as crianças aprendem a andar, através de modelos. No caso das "meninas lobo" Amala e Kamala que aprenderam comportamentos de lobos por observação, como pode-se observar no link, é nítido que elas não aprenderam a andar de forma ereta, por não terem modelos a serem observados. Assim, como os lobos, caminhavam de forma quadrupede.
Isso ocorre diferentemente quando a criança começa a desenvolver a fala, começa a emitir sons (balbuciar), e os mais próximos a alguma palavra é reforçado, (tipicamente os reforços são com atitudes carinhosas com a criança, e pelo comportamento verbal) o que faz com que o sujeito repita esse comportamento. Em psicologia comportamental chamamos o sujeito que reforça o comportamento, de sujeito arbitrário. Ele funciona como um "árbitro", ou seja, através dele os comportamentos são reforçados, punidos ou extintos.
        Modelação é diferente de modelagem, na modelação não existe sujeito arbitrário, o comportamento é adquirido apenas com o modelo; já na modelagem, o sujeito arbitrário reforça o comportamento que tende a se repetir ou priva de reforço para a extinção do comportamento.
        Sabendo disso, podemos destacar que podemos seguir os modelos de pessoas com habilidades específicas. Você pode assim, observar os comportamentos de seu líder, se quiser ter características similares a ele. Existe uma frase popular que elucida essa questão da modelação... 
        "Diga-me com quem andas que eu te direi quem és". 
        Na bíblia sagrada se encontram frases similares a essa, "Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição" (Provérbios:13,20).
Com isso, observa-se que é típico do senso comum esse conhecimento da modelação.
        Albert Bandura (1925) estudou as influências da aprendizagem por observação, desenvolvendo assim a "teoria da aprendizagem social", sendo a capacidade de reprodução de um comportamento observado. 
        Sem a observação, certos comportamentos não podem ser aprendidos. Bandura destaca que nós aprendemos exclusivamente pelos nossos mecanismos reflexos. Nas situações sociais aprendemos pela imitação, observação e reprodução do comportamento dos outros. 
        Isso esclarece porque não adianta uma pai ou uma mãe orientar os filhos a não fumarem se os mesmos fumam. Aprendemos com os exemplos e os exemplos valem mais que mil palavras. 
        Nesta perspectiva, percebemos que a frase "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" além de ineficiente é uma falacia do sendo comum. 
        Conclui-se dizendo que a aprendizagem por observação não pode ser desconsiderada, e aprendemos através do ambiente. O condicionamento clássico, é, e foi muito estudado, e tem perfeita congruência com os estudos de Skinner, acerca do comportamento operante.

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