PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 2 de setembro de 2014

CONVERSANDO SOBRE HENRY WALLON

        Henry Wallon fundamentou suas ideias em 4 elementos que se comunicam o tempo todo:
Afetividade, motivação, inteligência e formação do EU como pessoa.
        Ele define alguns períodos cujo desenvolvimento tem em vista os fatores emocionais, fator que o diferencia dos demais teóricos.

Período de Vida Intra-Uterina:

  Total dependência fisiológica marcada por reações motoras.
        
Estágio Impulsivo Emocional: Em geral de 0 a 1 ano.

0 a 3 meses: Impulsividade predomínio das reações puramente fisiológicas (espasmos, contrações, gritos).

3 a 9 meses Período Emocional: aparição de mímica (sorriso) as emoções são o principal instrumento de interação com o meio, neste período o contato como a mamãe-bebê é fundamental, as emoções prevalecem.

9 a 12 meses: os movimentos infantis são um tanto quanto desorientados, começa a sistematização dos exercícios sensório-motores. Exploração do espaço circundante ampliado pela locomoção.

        O Período sensório-motor: segundo Wallon acontece por volta dos dois anos, a criança começa a engatinhar, acontecem os primeiros passos e também as primeiras palavras assim como a imitação.

        O Período do personalismo: dos 3 a 5 anos é um período de confrontos e formação da autonomia, a birra é comum nesta fase.

        Depois destes estágios Wallon descreve:

Período da puberdade e da adolescência: 
( Filme "Aos 13, narra sobre o período da adolescência e destaca algumas situações que podem ocorrer no período)

Onde cita como sendo uma crise comparada a dos 3 anos, é comum a atenção sobre sua própria pessoa, acontece a crise de identidade, é comum ocorrer decisões precipitadas e escolhas erradas é uma fase de profundas descobertas. 

Período da Fase Adulta: 


A pessoa atinge um certo equilíbrio entre o desenvolvimento emocional e o intelectual. Nós estamos em constante transformação. E o adulto continua se desenvolvendo, pois o conhecimento não é estático.

Utiliza-se como exemplo o Filme “O Jardim Secreto”.

        Ele  retrata a história de Collin, um menino que até os 10 anos viveu em seu quarto. Collin foi privado do contato com o mundo exterior por apresentar uma suposta doença. Não teve interação com outras crianças. Collin pulou alguns estágios de desenvolvimento descritas por Walon.
  • Período Impulsivo emocional pois foi privado do contato com o mundo.
  • Período Sensório-Motor, pois não andou no tempo determinado.
  • Período do Personalismo, a falta de contato com outras crianças prejudicou a formação da autonomia de Collin. Sua vida mudou com a chegada de sua prima. 

        Foi preciso a presença de uma criança para mostrar suas possibilidades. Collin decide enfrentar o mundo. Passa a interagir com a natureza, situações que até então eram desconhecidas. 
Conseguiu superar seus maiores obstáculos e passou a ter uma nova vida.


“Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre”. Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG