Henry Wallon fundamentou suas ideias em 4
elementos que se comunicam o tempo todo:
Afetividade,
motivação, inteligência e formação do EU como pessoa.
Ele
define alguns períodos cujo desenvolvimento tem em vista os fatores emocionais,
fator que o diferencia dos demais teóricos.
Período
de Vida Intra-Uterina:
Total dependência fisiológica marcada por reações
motoras.
Estágio Impulsivo Emocional: Em geral de 0 a 1 ano.
0 a 3 meses: Impulsividade predomínio das reações
puramente fisiológicas (espasmos, contrações, gritos).
3 a 9 meses Período Emocional: aparição de mímica
(sorriso) as emoções são o principal instrumento de interação com o meio, neste
período o contato como a mamãe-bebê é fundamental, as emoções prevalecem.
9 a 12 meses: os movimentos infantis são um tanto quanto
desorientados, começa a sistematização dos exercícios sensório-motores.
Exploração do espaço circundante ampliado pela locomoção.
O Período sensório-motor: segundo Wallon acontece por
volta dos dois anos, a criança começa a engatinhar, acontecem os primeiros
passos e também as primeiras palavras assim como a imitação.
O Período do personalismo: dos 3 a 5 anos é um período de
confrontos e formação da autonomia, a birra é comum nesta fase.
Depois destes estágios Wallon descreve:
Período da
puberdade e da adolescência:
( Filme "Aos 13, narra sobre o período da adolescência e destaca algumas situações que podem ocorrer no período)
Onde cita como sendo uma crise comparada a dos 3
anos, é comum a atenção sobre sua própria pessoa, acontece a crise de
identidade, é comum ocorrer decisões precipitadas e escolhas erradas é uma fase
de profundas descobertas.
Período da Fase Adulta:
A pessoa atinge um certo equilíbrio entre o desenvolvimento emocional e o intelectual. Nós estamos em constante transformação. E o adulto continua se desenvolvendo, pois o conhecimento não é estático.
Utiliza-se como exemplo o Filme “O Jardim Secreto”.
Ele retrata a
história de Collin, um menino que até os 10 anos viveu em seu quarto. Collin
foi privado do contato com o mundo exterior por apresentar uma suposta doença.
Não teve interação com outras crianças. Collin pulou alguns estágios de desenvolvimento
descritas por Walon.
- Período Impulsivo emocional pois foi privado do contato com o mundo.
- Período Sensório-Motor, pois não andou no tempo determinado.
- Período do Personalismo, a falta de contato com outras crianças prejudicou a formação da autonomia de Collin. Sua vida mudou com a chegada de sua prima.
Foi preciso a presença de uma criança para mostrar suas
possibilidades. Collin decide enfrentar o mundo. Passa a interagir com a
natureza, situações que até então eram desconhecidas.
Conseguiu superar seus
maiores obstáculos e passou a ter uma nova vida.
“Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar
que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um
milagre”. Albert Einstein
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