PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Versos Lentos

Meu espírito está mutilado
Canto palavras que não nascem do meu coração
Queria alcançar meus sonhos e estar menos agoniado
Queria que a despedida fosse menos sofrida

Queria estar em Paz
Queria estar em paz neste momento
Mas a desolação entrou nas profundezas do meu ser
Me tornando reflexo do que eu era nesse grande tormento

Não vejo nada a minha frente
Só consigo lembrar o que aconteceu
Acho que estou ficando doente
Percebi que a tristeza se desenvolveu

Em versos lentos e calmos
Hoje eu tento me expressar
Estava cansado e tenso
Mas agora posso me revelar

Corre uma lágrima em meu rosto
Sem cor, sem vida mais com muita história
Queria poder celebrá-la hoje
Queria poder entender porque ela escorreu
Não consigo perceber como ela nasceu
Nem sei se nascerão outras de onde ela veio

Esta lágrima continua escorrendo
Eu não consigo dominar
Nem sei se continuo vivendo
Ou se volto a te amar

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ciência e Senso Comum


O senso comum é um conhecimento espontâneo ou vulgar, é a primeira compreensão do mundo resultante da herança de um grupo social das experiências atuais que continuam sendo efetuadas.
Pelo senso comum fazemos julgamentos, estabelescemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir.
É um conhecimento que se acumula no cotidiano e se baseia na tentativa e erro.
O senso comum nos proporciona diversos conhecimentos ao mesmo tempo, mas não é suficiente para compreendermos o homem e o mundo em que vivemos. Todo conhecimento e teorias científicas são embasados no senso comum, de modo que, através dele pode-se adquirir bases de estudos próprios.
No conhecimento científico nos afastamos da realidade e pensamos sobre ela, porém para fazer ciência temos que nos afastar da realidade (abstrair) tornando-a um objeto de investigação.
A ciência tem como característica a isenção de emoções. Já o senso comum é repleto de emoções e vê o material de estudo com uma certa distância. Já o senso comum tem uma aproximação com o mesmo objeto.
Em relação ao objeto de estudo das ciências, cada uma possui um objeto próprio e específico:
Biologia=  Seres Vivos
Astrologia=  Astros e Estrelas
Matemática=  Números
Psicologia=  ?
                     Qual o objeto de estudo da Psicologia?
. O Homem?
. O Comportamento Humano?
. O Inconsciente?
. O Consciente?
. A Personalidade?
Na Psicologia o pesquisador e pesquisado se confundem, é o homem estudando o homem, o que não acontece com as outras ciências que tem a possibilidade do distanciamento do objeto de estudo, pode-se utilizar como exemplo a Astrologia, com seu objeto: uma estrela, ao observar a específica estrela o pesquisador com seus instrumentos tem o distanciamento da estrela suficiente que possibilitará a construção de pesquisas científicas.  O mesmo não acontece com a psicologia que tem seu pesquisador como objeto a ser estudado, e é justamente o distanciamento do objeto uma característica fundamental para a ciência.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Caixa de Comando das Emoções


Todos nós temos uma caixa de comando das Emoções, o que comanda essa caixa são as emoções e a razão.

Muitas vezes na vida deixamos esta caixa sair de controle fazendo com que o desequilíbrio interno aconteça.

Quando deixamos as emoções a controlarem, tudo sai do ajuste.

E esta caixa de comando funciona como administradora das emoções. Muitas situações na vida fazem com que fiquemos muito tristes ou com muita raiva, todos estes sentimentos são jogados para dentro desta caixa, e pode acontecer que a caixa fique muito cheia causando o seu transbordamento.

Esse transbordamento acontece como uma explosão de sentimentos que pode ser para o mundo interno ou para o mundo externo. Quando ela explode para fora ela pode causar as ações por impulso, nós colocamos a emoção no lugar errado e derramamos elas em situações incorretas, quando ela explode para dentro pode causar doenças, pois estudos mostram que as doenças relacionadas as vias aéreas estão relacionadas a tristeza reprimida, enquanto sentimentos como a raiva podem gerar doenças no fígado.

Então devemos canalizar nossas emoções para situações corretas, pois a ação por impulso gera perda da liberdade, culpa, sentimento de impotência nas situações, mágoa, ou danos físicos como morte ou paralisia.

Tenha sempre em vista que o passado com todas as suas emoções passou. Agora no presente você precisa parar de se destruir, parar de ter atitudes que estão te prejudicando. Você precisa no presente pensar positivo e encontrar novas possibilidades para que colha uma vida diferente no futuro.

Se quem fica na sua caixa de comando interna for a emoção pode ter certeza que você agirá por impulso, pois as emoções não tem reflexão e nem lógica. A razão deve administrar as emoções para que juntas possam trazer equilíbrio interno.

SIGA NOSSO BLOG